Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:
Hérnia é um tumor mole formado pela saída anormal de parte do tecido de um órgão através de uma rotura da membrana da cavidade que o envolve. Há diversos tipos de hérnias. A maior parte situa-se no abdómen, sobretudo na virilha. As hérnias da virilha mais comuns são inguinais, embora também possam ser femorais. Outros tipos de hérnias incluem a do hiato esofágico, incisionais e umbilicais. Cerca de 66% das pessoas com hérnias da virilha manifestam sintomas. Os sintomas incluem dor ou desconforto que se agravam ao tossir, ao praticar exercício físico ou ao urinar ou defecar. Em muitos casos a dor vai-se agravando ao longo do dia e melhora ao deitar. Em alguns casos forma-se uma área saliente que vai aumentando de tamanho. As hérnias da virilha ocorrem com maior frequência do lado direito. O principal risco de complicações de uma hérnia é a estrangulação do intestino, em que a corrente sanguínea para parte do intestino é bloqueada. Esta situação geralmente causa dor intensa e sensibilidade na região. As hérnias do hiato causam em muitos casos azia, podendo também causar dor no peito ou dor durante as refeições.
Os fatores de risco de desenvolvimento de uma hérnia incluem, entre outros, fumar, doença pulmonar obstrutiva crónica, obesidade, gravidez, diálise peritoneal, conectivopatia e ter realizado uma apendicectomia. As hérnias são de origem parcialmente genética e ocorrem com maior frequência entre determinadas famílias. Não é claro se as hérnias da virilha estão associadas com o levantamento de pesos. Em muitos casos, as hérnias podem ser diagnosticadas com base nos sinais e sintomas. Por vezes, pode ser necessária imagiologia médica para confirmar o diagnóstico e excluir outras possíveis causas. O diagnóstico de hérnias do hiato é muitas vezes feito com endoscopia.
Em homens, geralmente não é necessário tratar hérnias da virilha que não causem sintomas. No entanto, em mulheres o tratamento é geralmente recomendado devido à maior incidência de hérnias femorais, as quais causam maior número de complicações. Quando ocorre estrangulamento, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica de emergência. A intervenção pode ser realizada com cirurgia aberta ou laparoscopia. A cirurgia aberta tem a vantagem de poder ser realizada apenas com anestesia local. No entanto, a laparoscopia geralmente causa menos dores após a cirurgia. Uma hérnia do hiato pode ser tratada com alterações no estilo de vida, como subir a cabeceira da cama, perder peso ou ajustar os hábitos alimentares. Em alguns casos podem ser necessários medicamentos como bloqueadores H2 ou inibidores da bomba de protões. Quando os sintomas das hérnias do hiato não aliviam com medicamentos, existe a possibilidade de realizar uma intervenção cirúrgica denominada fundoplicação de Nissen.
Em 2015, cerca de 18,5 milhões de pessoas em todo o mundo apresentavam uma hérnia inguinal, femoral ou abdominal, as quais resultaram em 59 800 mortes. Cerca de 27% dos homens e 3% das mulheres desenvolvem uma hérnia da virilha em algum momento da vida. As hérnias da virilha ocorrem com maior frequência antes do primeiro ano de idade e após os cinquenta anos de idade. Desconhece-se a incidência exata das hérnias do hiato, havendo estimativas que variam entre 10 e 80%. A primeira descrição conhecida de uma hérnia encontra-se no Papiro Ebers, datado de 1550 a.C..